Reescrever é preciso

03/04/2010 15:42

 

Reescrever é preciso

 

Muitos autores registraram a dificuldade que sentiam ao escreverem. Olavo Bilac, Pablo Neruda, Graciliano Ramos, Carlos Drummond de Andrade, Guimarães Rosa, isso apenas para citar alguns.

Também temos notícias de que alguns autores demoraram anos para escrever alguns textos. Sempre voltavam a eles e modificavam-nos, num processo de criação contínuo.

A escrita é um processo e não um produto, como muitos a tratam. Não há de ter pressa ao aprender a escrever, isso acontece paulatinamente. A reescrita é fundamental, seja escrevendo num outro gênero o mesmo tema, por exemplo, ler uma crônica e depois reescrevê-la como uma notícia de jornal. Ou então reescrever com o intuito de melhorar sempre, há de ter alguma coisinha que se pode melhorar. Ao reescrever há tempo para pensar nas estruturas sintáticas e modificá-las, se necessário. Há tempo para perceber que outra palavra fica melhor do que aquela que foi usada. Há tempo para perceber se o “outro”, o leitor, não vai encontrar dificuldades para entender. Há tempo para observar se há palavras ou ideias repetidas, pode-se ver a ortografia. Enfim, a reescrita é crucial na produção de texto. É por isso que, em toda prova de redação, há uma folha de rascunho. É bom não deixar os últimos minutinhos para “passar a limpo”. É preciso mais, é preciso o olhar atento em busca da frase perfeita.

                                                                Elaine Ferraz do Amaral Vallim- 11/01/2010