Oi Elaine,você poderia fazer um tópico sobre aquele assunto da anorexia na internet do livro de português seria muito bom pra que as outras pessoas aprendam sobre isto também.
Anorexia na Internet
João Gabriel | 20/03/2010
João Gabriel | 20/03/2010
Oi Elaine,você poderia fazer um tópico sobre aquele assunto da anorexia na internet do livro de português seria muito bom pra que as outras pessoas aprendam sobre isto também.
Escreverescrevendo: prática de escrita
por Carla Pereira em Diagnósticos & Escrita, Dislexia
As escolhas feitas pelo aprendiz da escrita - muitas vezes “erradas” - têm uma via explicativa que se relaciona com as possibilidades do sistema de escrita; além disso, tais escolhas demonstram que o escrevente está aprendendo e refletindo sobre o objeto (a escrita). A escrita da palavra “fugio”, por exemplo, é muito comum quando o aluno já conhece a forma ortográfica de determinadas palavras e sabe que a pronúncia destas é diferente; como muitas palavras que terminam em o são pronunciadas com u (Paulo, limpo, pano, menino, etc.), o aprendiz escreve todas as palavras com o som de u, no final, com a letra o. Por essa razão, os erros que normalmente são chamados de dislexia, quando melhor analisados, não são.
por Carla Pereira em Diagnósticos & Escrita, Dislexia
Não adianta só dizer “isso é certo”, “isso é errado” e atribuir uma doença ao que foge do esperado; escrever é uma atividade complexa e que deve ser analisada tendo em vista tal complexidade. É claro, há crianças e adultos que apresentam uma escrita não compatível com a idade e o número de anos que passaram na escola, mas isso se deve a outras razões e não pode ser visto como um distúrbio ou patologia (veja Escrever: por que muitos não aprenderam?).
Ao invés de diagnosticar como disléxico, deve-se entender o funcionamento da escrita, saber interpretar os “erros” e intervir sobre eles; uma intervenção que vai muito além de dizer ao escrevente “escreva assim” ou “não escreva assim”, isto é, que o leve a refletir/pensar sobre a própria escrita, levantar hipóteses sobre como se escreve, seja uma palavra ou uma frase em relação a outra… o texto como um todo.
Esta seção está vazia.